David Almeida denuncia obra paralisada do Prosamin e cobra resposta do Governo do Amazonas

David Almeida denuncia obra paralisada do Prosamin e cobra resposta do Governo do Amazonas

O pré-candidato ao Governo do Amazonas pelo Avante e ex-prefeito de Manaus, David Almeida, denunciou nesta quinta-feira, 25/6, em vídeo publicado nas redes sociais, a paralisação de mais uma obra estruturante do Governo do Amazonas.

Após fiscalizar o canteiro do Prosamin+, às margens do Igarapé do Quarenta, entre o Distrito Industrial e o bairro Japiim, David afirmou ter encontrado a obra sem trabalhadores, com estruturas inacabadas e sem a conclusão das intervenções de saneamento e habitação previstas para a região, apesar de o prazo contratual já ter expirado.

Iniciada em setembro de 2022, a obra do Prosamin+ deveria ter sido concluída em fevereiro de 2026. A intervenção integra um programa de US$ 114 milhões financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo David, o cenário encontrado repete o padrão observado nas duas fiscalizações realizadas na última semana nas obras do Anel Viário Leste e nos conjuntos habitacionais da comunidade da Sharp.

“O governo divulga imagens de transformação, mas o que encontramos é uma obra sem atividade. O saneamento do igarapé não foi concluído, as moradias prometidas ainda não foram entregues e quem passa diariamente pelo Distrito Industrial presencia esse abandono, disse David”

R$ 245 bilhões e nada de entregas

David também relacionou o desempenho das obras ao volume de recursos administrados pelo Governo do Amazonas durante os dois mandatos de Wilson Lima, período em que Roberto Cidade presidiu a Assembleia Legislativa e integrou a base de sustentação política do governo.

Segundo levantamento apresentado pelo ex-prefeito, ao final de oito anos o Estado terá administrado aproximadamente R$ 245 bilhões em receitas, além de contratar mais de R$ 8 bilhões em operações de crédito.

“Não estamos diante de um problema de falta de dinheiro. Estamos falando do governo que mais arrecadou recursos na história do Amazonas e também do que mais aumentou o endividamento do Estado. Mesmo assim, encontramos habitacionais inacabados, obras de mobilidade abandonadas e intervenções de saneamento que não chegam à população.”

Manaus é referência nacional em habitação

Ao comparar os resultados, David destacou que a Prefeitura de Manaus executou uma política habitacional reconhecida nacionalmente mesmo dispondo de orçamento inferior ao do Governo do Estado.

Durante sua gestão foram contratadas mais de 4,7 mil unidades habitacionais, entregues mais de 12 mil títulos definitivos de regularização fundiária e implantados projetos de urbanização e bairros planejados que passaram a ser apresentados como referência em fóruns nacionais.

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, em Manaus, da entrega de apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. As unidades foram entregues mobiliadas com equipamentos doados pela Prefeitura de Manaus, ampliando a estrutura disponibilizada às famílias beneficiadas.

Para David, a diferença entre as duas administrações está na capacidade de transformar recursos públicos em resultados concretos.

“Na última semana mostramos os habitacionais da Sharp, fiscalizamos o Anel Viário Leste e agora encontramos mais uma obra do Prosamin sem qualquer atividade. Não são casos isolados. É um padrão que se repete. Manaus concentra a maior parte da arrecadação do Estado, mas continua esperando obras que deveriam ter sido entregues há meses. O Amazonas precisa voltar a ter planejamento, execução e compromisso com a população.”

Avatar

Redação Fofoqueiro de Raiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *